No último dia 20/3, o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, estreou sua agenda nos Estados Unidos ao se reunir com a vice-governadora de Maryland, Aruna Miller, para trocar experiências sobre governança ambiental e segurança hídrica. O encontro rendeu ainda uma visita, no dia seguinte (21/3), ao Maryland Environmental Service, instituição responsável pela promoção de serviços ambientais no estado norte-americano.
O encontro em Maryland faz parte de uma série de agendas do Governo do Estado do Rio de Janeiro nos Estados Unidos relacionadas à Semana Mundial da Água. Nesta quarta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, Pampolha irá participar da Conferência da ONU sobre as Águas, em Nova Iorque.
“É crucial que tenhamos essa troca com outros estados, principalmente quando se trata de outras nações, com realidades distintas da nossa. A partir de encontros como esses podemos não só explorar novas ideias, como também ajudar na busca por soluções, por meio da experiência e do vanguardismo fluminense”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
A principal pauta discutida pelas autoridades foi a Baía de Guanabara. O estado de Maryland conta com a Baía de Chesapeake, maior estuário nos Estados Unidos, com um território de cerca de 166.534 km2 e que deságua no Oceano Atlântico. A ideia foi compartilhar as iniciativas de cada estado no que diz respeito à recuperação e gestão ambiental dos corpos hídricos.
Durante a visita ao Maryland Environmental Service, Pampolha também discutiu com os diretores e técnicos presentes assuntos como a gestão de resíduos sólidos e ações de enfrentamento às mudanças climáticas.
Além do vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, integram a comitiva do Estado do Rio de Janeiro a subsecretária de Recursos Hídricos, Saneamento e Sustentabilidade Ambiental, Ana Asti, e o subsecretário executivo, José Ricardo Brito.