Notícias |30.06.2025

Governo do Estado do RJ lança novo sistema digital para logística reversa no território fluminenseParceria com Abrampa e Proderj fortalece transformação digital na gestão da pauta

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas-RJ) realizou, nesta sexta-feira (27/06), o lançamento do SISREV/RJ, o novo sistema estadual para transparência, gestão e monitoramento de toda a logística reversa de embalagens no Rio de Janeiro. A ferramenta foi construída pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), que cedeu gratuitamente o sistema ao governo. O novo site, hospedado no portal RJ Digital, está previsto para entrar no ar no dia 1º de julho.

O SISREV/RJ vai garantir a integração com outras plataformas públicas e a segurança no armazenamento de dados. Em um ambiente digital unificado, ele permitirá o cadastro e a validação de empresas, a submissão de planos de logística reversa, o olhar atento sobre o cumprimento de metas e o envio anual de relatórios de desempenho, entre outras funcionalidades. Com isso, as informações serão monitoradas de maneira centralizada, com a geração de dados que irão subsidiar políticas públicas e ações de fiscalização.

O secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, cita que a iniciativa traz mais transparência, agilidade e segurança jurídica, fortalecendo a corresponsabilidade entre poder público, setor produtivo e sociedade e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“O lançamento do sistema representa um avanço histórico na gestão ambiental do nosso estado. Nós estamos diante de uma ferramenta robusta, segura e transparente, que vai modificar a forma como acompanhamos e fiscalizamos a logística reversa. Esse sistema estimula uma economia mais circular, sustentável e eficiente para os fluminenses”, disse.

O suporte técnico para a finalização e operacionalização foi prestado pelo Proderj, órgão de tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. O presidente Lucio Camilo aponta o sistema como uma das maiores iniciativas de transformação digital na pauta da sustentabilidade: “Essa colaboração reflete o compromisso de colocar a tecnologia a serviço da gestão pública e do cidadão. É um passo significativo no acompanhamento da logística reversa.”

Para o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, a iniciativa representa um avanço importante na forma como o Governo do Estado vem atuando de maneira integrada. “O lançamento é a prova do sucesso da atuação do Governo, uma cooperação técnica que permitiu adaptar soluções existentes, otimizando tempo e recursos públicos. E o resultado é a entrega efetiva que melhora a vida dos cidadãos fluminenses”, afirmou.

RJ registra 43% de retorno de embalagens

Em 2022, ano do último relatório sobre o tema, cerca de 10,5 mil empresas no estado reportaram suas obrigações à Seas-RJ, com 284 mil toneladas de embalagens retornadas — 43% de eficiência nos sistemas de logística reversa. Atualmente, a atuação cobre 31 municípios fluminenses, refletindo o crescimento e a importância do tema no estado.

“É fundamental trabalharmos em conjunto e trazermos o aspecto da transparência como a chave para que essa relação tenha confiança. Mas tudo só vai funcionar se nós tivermos políticas públicas efetivas. E nós vamos conseguir transformar a logística reversa para mudar positivamente a realidade de resíduos e de embalagens no estado do Rio”, disse a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade Ambiental, Ana Asti.