Notícias |29.09.2023

Governo do Estado entrega licença ambiental para construção de nova Estação de Tratamento de Esgoto na Baixada FluminenseEstação em Queimados tratará o equivalente a 20 piscinas olímpicas e beneficiará cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entregou nesta sexta-feira (28/9), a licença ambiental à concessionária Águas do Rio que permitirá a construção do sistema de esgotamento sanitário no município Queimados, na Baixada Fluminense. A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será capaz de tratar cerca de 51 milhões de litros de água por dia, o equivalente a 20 piscinas olímpicas, e beneficiará 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana.

Serão tratados diariamente 600 litros de esgoto por segundo dos municípios de Queimados e Japeri. Para o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, essa iniciativa define a nova era de preservação do ambiente, saúde, aquecimento econômico e geração de emprego à população fluminense.

“Neste novo momento para o meio ambiente e saneamento no estado do Rio de Janeiro, é uma alegria enorme poder entregar as licenças de mais uma grande obra que irá levar mais qualidade de vida para milhares de pessoas. Já temos observado diversas melhoras significativas para a população fluminense e agora os moradores de Queimados e Japeri serão os mais novos beneficiados por esse avanço sanitário”, celebrou Pampolha.

As obras estão programadas para começar no início do ano que vem e a primeira fase de entregas será realizada em 2025. No ano seguinte, a estrutura estará operando em sua capacidade máxima. Além da ETE, a implementação do sistema de esgotamento sanitário abrange a instalação 62 elevatórias e de 738 quilômetros de rede coletora e coletores tronco.

Avanços no saneamento estadual

No início donde setembro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro entregou a ampliação e modernização do esgotamento sanitário da Ilha de Paquetá. As obras duraram dez meses e têm como objetivo a melhora na balneabilidade das praias e também na saúde dos visitantes e dos mais de 3,6 mil moradores da ilha.

Entre as entregas feitas pela concessionária Águas do Rio, estão o novo sistema de bombeamento e a reforma de outros quatro, a implantação de nova rede de esgoto e a conexão na tubulação que vai levar os resíduos da ilha para serem direcionados para a Estação de Tratamento de Esgoto de São Gonçalo.

As intervenções foram realizadas pela concessionária Águas do Rio, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e a Prefeitura do Rio de Janeiro.