A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) promoveu, nesta quarta-feira (13/11), a primeira Conferência Estadual de Educação Ambiental do território Fluminense. O objetivo do encontro, que reuniu cerca de 250 pessoas no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, foi promover as discussões relacionadas à temática formal e informal e trouxe também representantes do Governo Federal.
O tema central da conferência foi Educação Ambiental como ferramenta no enfrentamento à crise climática. O evento incentivou a participação da sociedade civil com exposição de fotos e falas sobre os trabalhos de transformação realizados nas comunidades e nos municípios, além dos painéis que reuniram diversos especialistas das autarquias municipais, estadual e federal.
— O estado do Rio de Janeiro já conta com uma política e um programa de educação ambiental, sendo um dos estados mais avançados na temática. Essa conferência, assim como o G20 Social, permitem que troquemos experiências com outros estados e países a fim de otimizarmos ainda mais essa ferramenta essencial para a sobrevivência do planeta e das futuras gerações — afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Após o evento, os próximos passos da administração estadual serão no sentido de revisão da política de educação ambiental Fluminense, que será atualizada principalmente quanto às questões de clima e adaptação da sociedade. A conferência promoveu o alinhamento do discurso entre as autarquias, promoveu uma escuta da sociedade civil e, principalmente, deu início ao processo de jornada de encontros da Educação Ambiental no Rio de Janeiro.