Notícias |25.06.2025

Guarda-parques do Inea resgatam carcará em uma residência nas proximidades do Parque Estadual do Mendanha, em Campo GrandeA espécie apresentava ferimentos em uma das asas, possivelmente provocado por linha de pipa

Um gavião da espécie carcará (Caracara plancus), macho e adulto, foi resgatado nesta quarta-feira (25/6), por guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nas proximidades do Parque Estadual do Mendanha, em Campo Grande, na zona oeste da cidade. O animal foi encontrado por um morador quando chegava em casa, na Rua Edgar Duque Estrada que, imediatamente, acionou o órgão ambiental estadual.

O morador então acondicionou a ave, que foi encontrada debilitada, em uma caixa de papelão até a chegada dos guarda-parques. O gavião  apresentava  ferimentos em uma das asas, possivelmente provocado por linha de pipa, e foi levado para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio, em Vargem Pequena, na zona oeste da cidade.

O carcará  é uma ave de rapina que ocorre  ao sul do Rio Amazonas até o Estado do Rio Grande do Sul e também em países como o Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. A espécie habita campos abertos, borda de matas, praias e até mesmo áreas urbanas. Para avisar os outros carcarás de seu território ou comunicação entre o casal, possui um chamado que origina o seu nome comum, “caracará” e sua dieta é composta por pequenos mamíferos, répteis e até filhotes de outras aves.