Um gavião da espécie carcará (Caracara plancus), macho e adulto, foi resgatado nesta quarta-feira (25/6), por guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nas proximidades do Parque Estadual do Mendanha, em Campo Grande, na zona oeste da cidade. O animal foi encontrado por um morador quando chegava em casa, na Rua Edgar Duque Estrada que, imediatamente, acionou o órgão ambiental estadual.
O morador então acondicionou a ave, que foi encontrada debilitada, em uma caixa de papelão até a chegada dos guarda-parques. O gavião apresentava ferimentos em uma das asas, possivelmente provocado por linha de pipa, e foi levado para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio, em Vargem Pequena, na zona oeste da cidade.
O carcará é uma ave de rapina que ocorre ao sul do Rio Amazonas até o Estado do Rio Grande do Sul e também em países como o Peru, Chile, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. A espécie habita campos abertos, borda de matas, praias e até mesmo áreas urbanas. Para avisar os outros carcarás de seu território ou comunicação entre o casal, possui um chamado que origina o seu nome comum, “caracará” e sua dieta é composta por pequenos mamíferos, répteis e até filhotes de outras aves.