Notícias |25.09.2025

Guardas Parques do Inea resgatam Gambá em residência da Zona Oeste da CidadeAnimal que está em temporada de reprodução foi solto dentro do Parque Estadual da Pedra Branca

O Instituto Estadual do Ambiente, por meio de guarda-parques, resgatou nesta terça-feira (23/9) um Gambá-de-Orelha-Preta (Didelphis aurita) dentro de uma residência, nas proximidades do Parque Estadual da Pedra Branca, situado em Realengo. Após a retirada e verificação das condições do animal, os agentes ambientais realizaram a soltura dentro da unidade de conservação. 

Entre os meses de setembro e novembro, os animais se reproduzem. Nesse período, é notável o crescimento da circulação de gambas pelos centros urbanos em procura de alimentos. O motivo dessa alta, está interligado a biologia: Por ser um mamífero marsupial e possuir uma bolsa no abdômen, as fêmeas e filhotes se encontram vulneráveis, já que ao sair do ninho, a locomoção da genitora é reduzida, deixando suprível a predadores e pessoas desinformadas. 

O Instituto Estadual do Ambiente reitera que em casos como esse, a população deve entrar em contato com o órgão responsável e em hipótese nenhuma fazer a remoção do animal. Em caso de emergências ambientais, é importante que a população realize denúncias imediatamente ao Inea pelo telefone 21-98596-8770. O serviço funciona 24h por dia, 7 dias por semana.