Notícias |14.09.2015

Inaugurado primeiro ponto de coleta de resíduos recicláveis em Niterói

O Instituto Estadual do Ambiente inaugurou nesta segunda-feira (14/09) o projeto Ecoponto Itinerante, uma iniciativa de mobilização da população para o descarte correto de resíduos sólidos recicláveis, como papel, papelão, latas e plásticos. Cerca de 70 alunos da Escola Estadual Raul Vidal participaram do lançamento do ecoponto, que recebeu 100 quilos de material reciclável em seu primeiro dia de funcionamento.

“A ideia do Ecoponto Itinerante vai de encontro com as políticas de educação ambiental da superintendência do Inea. A população poderá colaborar com o meio ambiente e ainda economizar na conta de luz nesse momento de crise. É importante conscientizar as pessoas para mudarmos o enfoque de `esse lixo não é meu´ para `esse lixo é meu´”, disse o superintendente regional do Inea, Paulo Cunha.

Como forma de estimular uma maior participação de pessoas, todos os moradores que tiverem com a conta de luz em mãos no momento do descarte receberão um desconto da concessionária de energia Ampla. O desconto será medido de acordo com o tipo de material e o volume descartado (conforme tabela).

Uma parceria do Inea com a empresa Clean Ambiental e a concessionária Ampla Energia, o ecoponto itinerante vai funcionar todas as segundas-feiras na sede da Superintendência Regional da Baía de Guanabara (SUPBIG), no Centro de Niterói na (Avenida Feliciano Sodré, nº 8), das 13h30min às 16h30min.

Segundo o Superintendente da SUPBG, Paulo Cunha, o projeto será estendido a vários municípios do Estado do Rio. Até o início do mês que vem será lançado em Itacoatiara. Ele explicou que após a coleta, os resíduos armazenados serão recolhidos pela empresa Clean Ambiental.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, o presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM), Wilson Ferreira Giozza, e a Presidente da CLIN, Cláudia Neves.

Funcionamento: Segundas-feiras, das 13h30m às 16h30m

Local do Ecoponto: Sede da Superintendência Regional da Baía de Guanabara (SUPBG/Inea) na Avenida Feliciano Sodré, nº 8.