O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) receberá, até o próximo dia 19/7, manifestações sobre a criação da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) El Shammah, em Nova Friburgo, na Região Serrana Fluminense. A área proposta localizada no bairro Caledônia abrange uma extensão de 6,5 hectares e é contígua ao Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Inea.
Entre as espécies de fauna que ocorrem na área estão a onça-parda (Puma concolor), a jaguatirica (Leopardo pardalis), e o gato-mourisco (Puma yagouarondi), todas ameaçadas e classificadas como “vulnerável”. Já em relação à flora nativa, é possível citar o pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifólia) e o xaxim (Dicksonia sellowiana), também ameaçadas e classificadas como “Em Perigo”.
Para acessar o memorial descritivo e o mapa da área proposta, clique aqui.
Qualquer manifestação sobre os procedimentos de criação desta unidade de conservação deve ser enviada para inea.rppn@gmail.com.
Sobre as RPPNs
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são criadas voluntariamente por iniciativa de seus proprietários e averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis e o seu reconhecimento é perpétuo, pois acompanha a vida da propriedade.
As atividades permitidas nessas reservas são educação ambiental, turismo e pesquisa científica.
Os avanços na conservação de terras privadas no Rio de Janeiro vêm ocorrendo no âmbito do Programa Estadual de Apoio às RPPNs, instituído em 2007, que oferece suporte técnico e orientação aos proprietários interessados.