A proposta do encontro é explicar o que é uma Reserva da Biosfera, apresentar um breve histórico da RBMA, sua estrutura nacional e a atuação na conservação da biodiversidade fluminense. Também serão discutidos os programas ativos, os postos avançados no Rio de Janeiro e o processo atual de reestruturação do Comitê Estadual da RBMA.
A Hora Técnica será conduzida por Mary Sorage Praxedes da Silva, presidente do Conselho Nacional da RBMA, bióloga, professora universitária e gestora do Parque Estadual das Dunas, no Rio Grande do Norte; e por Ana Carolina Marques, bióloga e servidora do Inea, com mestrado em desenvolvimento sustentável pela UFRRJ e atuação no Serviço de Gestão Participativa da Gerência de Unidades de Conservação (SERVGP/GERUC/DIRBAPE).
O evento é voltado especialmente para profissionais que atuam com gestão e conservação de áreas protegidas, proprietários de RPPNs e membros dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação, mas está aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre a proteção da biodiversidade por meio da RBMA e sua integração com políticas públicas.
A Hora Técnica será transmitida pelo YouTube da Universidade do Ambiente.
As inscrições vão até 14/8 e devem ser feitas por meio do link.