O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual da Serra da Concórdia, mantém um viveiro de mudas com produção anual entre 1.000 e 1.500 plantas nativas no Sul Fluminense. As mudas são destinadas para plantios internos na unidade de conservação, ações de educação ambiental e doações à comunidade. O espaço, localizado em Valença, está aberto para visitação pública. Somente no primeiro semestre deste ano, 2.038 alunos já passaram pelo viveiro do parque e puderam aprender mais sobre o processo de plantio e as características das espécies na prática.
O viveiro abriga um variado acervo de espécies nativas, incluindo ipês (nas cores rosa, amarelo, branco e roxo), castanha-do-maranhão, dedaleira, pau-formiga, saboneteira, farinha-seca, angico, aroeira-pimenta-rosa, aroeira-salsa, timbó, fedegoso-gigante, orelha-de-macaco, palmeira-gerivá, babosa-branca, urucum, embú, goiaba-vermelha, pitanga, mamão-silvestre e mulungu-vermelho.
– A iniciativa reforça o compromisso do órgão ambiental com a preservação da biodiversidade e oferece à população a oportunidade de participar ativamente da recuperação de ecossistemas locais – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
As equipes do parque realizam trabalhos de campo em áreas georreferenciadas, incluindo o núcleo da Unidade de Conservação e sua zona de amortecimento. As sementes de matrizes nativas são coletadas na própria UC, em seu período adequado. O plantio é feito em saquinhos com uma mistura de adubo, terra vermelha e areia, onde as mudas se desenvolvem com irrigação regular. O ciclo de produção varia conforme a espécie, levando em média de dois a quatro meses para que as mudas atinjam o ponto ideal para plantio definitivo.
Os interessados em solicitar mudas devem entrar em contato com a unidade de conservação por e-mail (pescusopublico@gmail.com), informando a quantidade de mudas, espécies e intuito do plantio.
Serviço
Endereço: Av. Barão de Santa Mônica nº 700 (Próximo a Rj 115), Valença.
Horário: Segunda a sexta, de 8h às 17h