Notícias |21.03.2022

Inea apoia atividade escolar de limpeza de orla em NiteróiEvento reuniu estudantes para coleta de lixo na Praia de Itaipu

Com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Escola Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima promoveu, na última quinta-feira (17/03), uma ação de limpeza da praia de Itaipu, em Niterói. A atividade com os alunos e as equipes do Parque Estadual da Serra da Tiririca e da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu) conseguiram reunir 22 sacolas de lixo, sendo duas somente de pontas de cigarro.

Em conjunto com as unidades de conservação estaduais, o evento organizado pela professora Ana Paula Silva também se propôs a realizar um levantamento dos tipos de lixo coletados. A partir da catalogação do material, é possível desenvolver melhores soluções para a problemática, além de aperfeiçoar a sensibilização ambiental dos estudantes.

“É importante que haja um reconhecimento do valor dos nossos patrimônios ambientais desde cedo. A atuação das unidades de conservação com jovens do ensino básico é vital para a formação de uma comunidade mais consciente”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Segundo Leandro Silva, gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca, esse tipo de atividade é fundamental para aproximar as instituições de ensino e as unidades de conservação na região. “Nós explicamos sobre as unidades, além de falarmos sobre os efeitos prejudiciais do lixo, especialmente para a Resex Itaipu, para a vida marinha. O objetivo maior é fazer com que os jovens conheçam as unidades de conservação e a biodiversidade”, concluiu Silva.

Além das ações de coleta de resíduos, o Parque Estadual da Serra da Tiririca realizou um sorteio entre os estudantes do livro infantil ‘’A história da Serra da Tiririca’’, da escritora niteroiense Luiza Perin. A dinâmica é uma forma de difundir a trajetória e o papel da unidade, sobretudo entre os mais novos.