Notícias |19.07.2023

Inea auxilia no resgate de onça-parda em residência de SaquaremaFelino apresentava bom estado de saúde e voltou para habitat natural

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Gerência de Fauna (Gerfau) desempenhou importante papel no resgaste de uma onça-parda macho nesta terça-feira (18/7). O felino, também conhecido como puma concolor e por ser o segundo maior das Américas, estava em uma garagem residencial no bairro de Jaconé, em Saquarema, e surpreendeu os moradores, que acionaram os órgãos competentes.

Assim que o avistamento foi reportado, a Polícia Ambiental de Saquarema isolou o local para garantir a segurança de todos os envolvidos. Conscientes da importância de tratar a situação com expertise, solicitaram o apoio do órgão estadual ambiental para realizar o manejo do animal. Também participaram do resgate profissionais do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, da Universidade Estácio de Sá, do Bioparque do Rio de Janeiro e do projeto Onças Urbanas.

Para realizar o manejo do felino com total segurança, os profissionais utilizaram sedativo adequado e aprovado por especialistas em fauna. O bem-estar da onça-parda foi cuidadosamente monitorado e priorizado durante todo o processo. Após uma minuciosa análise da saúde do animal, os técnicos concluíram que o mesmo estava apto para retornar ao seu habitat natural.

A Gerência de Fauna ressaltou a importância da conscientização da população sobre a coexistência responsável com a vida selvagem em áreas urbanas e rurais. “É fundamental que a comunidade esteja ciente dos procedimentos adequados em situações como essa, contatando imediatamente as autoridades ambientais competentes ao se depararem com animais silvestres em situações de risco ou vulnerabilidade”, explica o presidente do Inea, Philipe Campello.

A soltura do animal foi realizada em uma área florestada, cuidadosamente selecionada para garantir o retorno seguro da onça-parda ao seu ambiente de origem. Todo o processo de soltura contou com o acompanhamento dos técnicos e da Guarda Ambiental, que asseguraram que a onça-parda pudesse seguir seu destino sem quaisquer problemas.