Notícias |14.05.2024

Inea auxilia no resgate e soltura de um veado filhote em ItatiaiaDepois de examinado, o animal foi solto na zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Selada

Na última sexta-feira (10/5), guarda-parques do Parque Estadual da Pedra Selada, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foram acionados para o resgate de um filhote de veado-catingueiro (Subulo gouazoubira) encontrado em uma residência na zona rural entre os municípios de Itatiaia e Resende. A equipe do órgão estadual, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), capturou o animal e o soltou, em segurança, em uma zona de amortecimento do parque.

– A prioridade dos nossos parques é cuidar desses animais, então estamos sempre atentos e a postos para atender esses chamados e agir rapidamente e com precisão – destaca o presidente do Inea, Renato Jordão.

O animal se abrigou em uma casa na região, depois de fugir com medo de cachorros que estavam no local. O veado foi devidamente resgatado e levado até o Parque Estadual da Pedra Selada, para que os profissionais pudessem atestar o seu bem-estar. Depois de constatarem que o animal estava sem ferimentos, ele foi imediatamente solto. O filhote, é um veado catingueiro, nome científico: Subulo gouazoubira

– A ocorrência desse tipo de animal em nossa unidade, mesmo que no entorno, simboliza o grau de conservação do parque, que consegue dar boas condições para que um animal desse chegue à vida adulta – pontua o gestor do Parque Estadual da Pedra Selada, Carlos Dário.

Sobre o Parque Estadual da Pedra Selada

Uma das maiores cadeias de montanhas do sudeste brasileiro com uma área de 8.036,62 hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abriga remanescentes expressivos de floresta primária e diversas espécies da fauna e flora nativas ameaçadas de extinção, áreas de interesse arqueológico, histórico, científico, paisagístico e cultural. Além de monumentos geológicos, representados pelo grupo de picos que compõem a Pedra Selada. Tem como objetivo proteger e preservar populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias, raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas.

O parque tem entrada gratuita de segunda a domingo, das 8h às 17h.