O Instituto Estadual do Ambiente está capacitando representantes de 11 municípios e 16 instituições para fortalecer o combate aos incêndios florestais na bacia do Rio Guandu. O trabalho é feito por meio da Gerência de Guarda-Parques (GGPAR-Inea) dentro do programa Fumaça Zero, em parceria com o Comitê Guandu-RJ. São mais de 150 pessoas recebendo informações e treinamento. – É uma capacitação intensiva para prevenção e combate aos incêndios florestais na região de uma bacia hidrográfica de extrema importância para o abastecimento a milhares de pessoas que vivem na região metropolitana – assinala o secretário de Estado do Ambiente Bernardo Rossi .
A formação dos novos agentes começou na segunda-feira (14) e termina nesta quinta (17). Participam também do treinamento membros de 16 instituições, entre as quais: ICMBio, Cedae, Associação Profissional dos Engenheiros Florestais do Estado do Rio de Janeiro, Colégio Técnico da UFRRJ, Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Paracambi e ONGs ligadas à proteção do meio ambiente.
A capacitação teve início com um encontro teórico no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que reuniu todos os participantes para uma imersão em temas como técnicas de combate a incêndios florestais, primeiros socorros e integração interinstitucional.
Nos três dias seguintes foram de atividades práticas com foco na aplicação de técnicas de combate ao fogo, atendimento de primeiros socorros e dinâmicas de integração entre os diversos órgãos envolvidos.
Nas simulações reais participantes vivenciam cenários de campo, reforçando a importância do trabalho coordenado e da atuação segura e eficiente durante as ocorrências.
A iniciativa também integra a Campanha Fiscal das Queimadas, que será fundamental para nortear a distribuição dos R$ 5 milhões previstos no Plano de Aplicação Anual de Desembolsos (PAAD) 2025 para ações ambientais na região.
O treinamento fortalece a preparação de equipes que atuam na linha de frente da proteção ambiental. “Formamos mais de 150 profissionais capacitados, prontos para responder com agilidade e segurança aos desafios que os incêndios florestais representam. Nosso maior objetivo é proteger a biodiversidade”, destaca o coordenador do Programa Fumaça Zero, major Israel.
A capacitação reafirma a importância da articulação entre diferentes esferas de governo e sociedade civil na preservação dos recursos naturais da Bacia do Rio Guandu. Um exemplo concreto de que o trabalho coletivo é essencial para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e proteger o patrimônio ambiental fluminense.
Participam do treinamento representantes das prefeituras do Rio de Janeiro, Barra do Pirai, Japeri, Mendes, Paracambi, Piraí, Seropédica, Mangaratiba, Miguel Pereira, Vassouras e Rio Claro.