O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, nos dias 25 e 26 de junho, um curso de capacitação em prevenção e defesa florestal em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. O encontro reuniu 35 voluntários moradores do entorno do Parque Estadual dos Três Picos e agentes das Prefeituras de Nova Friburgo e de Trajano de Moraes.
A qualificação abrangeu duas etapas: parte teórica , que abordou informações sobre primeiros socorros e sobre como utilizar equipamentos de proteção individual e as ferramentas para debelar as chamas; e a parte prática que foi realizada no SPA Maria Bonita, uma parceira da unidade de conservação. Essa etapa compreendeu uma ação de combate a um foco de incêndio onde os participantes precisaram agir utilizando as técnicas aprendidas para apagar as chamas.
– Esse curso visa preparar a comunidade do entorno da nossa unidade de conservação para unirem-se a nós com o objetivo de proteger o nosso parque, sobretudo nesta época do ano, quando aumenta a incidência de focos de incêndio no parque devido ao período de tempo seco – destacou a gestora do Parque Estadual dos Três Picos, Maria Alice Picoli.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.
O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.