Em comemoração à passagem de Charles Darwin por Niterói e Maricá, o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou uma caminhada na Trilha do Caminho Darwin no último sábado (22/4). O evento, que aconteceu de 9h às 16h, foi aberto ao público e os participantes puderam conhecer o trajeto realizado pelo naturalista inglês no século XIX.
Para o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, o evento ajuda a relembrar um dos episódios mais importantes da ciência. “A passagem de Darwin pela Serra da Tiririca o ajudou a entender o tamanho da biodiversidade fluminense. Esse acontecimento foi essencial para o acúmulo de todo o conhecimento que temos hoje e devemos aproveitar o momento para comemorar e conscientizar a população”, afirmou o secretário.
Ao todo, 33 pessoas compareceram na caminhada, tendo participação e interação durante o percurso que durou em torno de sete horas. A trilha interpretativa explorou o tema da passagem do Darwin em abril de 1832, realizando a leitura dos elementos da paisagem em uma viagem no tempo. O caminho começou pelo Parque Rural de Niterói, localizado no bairro do Engenho do Mato, e seguiu na floresta do PESET, com passagem pelo centro de visitantes (Núcleo Darwin) e depois, na Fazenda Itaocaia — que tem 400 anos de história e ainda possui elementos da época da passagem do biólogo — localizada no bairro de Itaocaia Valey, em Maricá.
Por ter várias trilhas interpretativas, o Caminho Darwin conta com três abordagens. Para além da passagem do naturalista inglês pelo território fluminense, os visitantes conhecem ainda a geologia e a hidrologia do local, e exploram outras temáticas. O atrativo do PESET faz parte de um projeto que percorre várias cidades do Rio de Janeiro que contam a história da visita do naturalista em 1832.
A visitação a trilha do Caminho Darwin está aberta todos os dias de 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato com a equipe do PESET através do e-mail: peset.usopublico@inea.rj.gov.br
Sobre a unidade de conservação
Criado em 1991 e com área de 3.492 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Na unidade de conservação, que surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários, estão inseridas uma parte terrestre e outra marinha, que é a Enseada do Bananal.
Um dos principais atrativos do parque é o Caminho de Darwin, assim denominado por ter sido explorado e registrado no diário de bordo pelo naturalista britânico Charles Darwin, em 1832. Com aproximadamente 2,5 km de extensão, o percurso começa no Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.