Notícias |30.07.2025

Inea Celebra Dia Mundial de Proteção aos Manguezais na Rebio de GuaratibaEvento contou com exposição de animais preservados e plantio de mudas de árvores endêmicas da Mata Atlântica

No último sábado (26/7), em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, a Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente, promoveu atividades de educação ambiental com relação ao ecossistema local. O evento aconteceu em Aracitaba, na zona oeste do Rio de Janeiro.

– O manguezal de Guaratiba é uma rede de vida. É de extrema importância protegermos e reafirmarmos nosso compromisso com o meio ambiente. Cuidar do mangue é ter em mente que milhares de gases que poluem o ambiente, estão sendo filtrados a todo momento na Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, a segunda maior do Estado – afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Outra atividade de educação ambiental que aconteceu foi o plantio de mudas de grande importância ambiental, são elas: Aperta Goela (Eugenia rotundifolia), Aroeira (Schinus terebinthifolius), Comandaíba (Sophora tomentosa), Clusia (Clusia fluminensis), Folha dourada da Praia (Heteropterys coleoptera), Maçaranduba da praia (Manilkara subsericea), Maria Mole (Guapira opositta), Grumixama (Eugenia brasiliensis).

A programação teve início às 8h e terminou às 14h na Praça Araçatiba, em Barra de Guaratiba. Ao longo do evento aconteceu plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, rodas de conversas, exposições e apresentação de projetos parceiros do Inea. Compareceram ao evento cerca de 70 pessoas, entre jovens e idosos, de acordo com a organização.

Sobre a Unidade
Localizada no bairro de Guaratiba, a reserva, que conta com 3360,24 hectares de área protegida, tem como principal objetivo preservar a importante remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, associado à Baía de Sepetiba.

O local é responsável por tratar do ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, e oferece inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica; a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias; a prevenção de inundações; além de servir como fonte de matéria orgânica para águas adjacentes.