O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado em todo o Brasil no dia 27 de maio. Para celebrar essa data tão importante, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu diversos eventos em todo o território fluminense. A Mata Atlântica é um dos biomas mais importantes do mundo e é composto por diferentes formações de vegetais e ecossistemas associados, que se destacam por sua grande biodiversidade.
Para o presidente do Inea, Philipe Campello, a data é o momento ideal para reunir e sensibilizar a comunidade do entorno das unidades de conservação. “Nossas equipes não medem esforços na conservação da flora e da fauna da Mata Atlântica. Os eventos que organizamos não são apenas para celebrar o bioma, mas também para reforçar o papel do instituto e seu papel estratégico na proteção ambiental fluminense”, afirmou o presidente.
A equipe de guarda-parques do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), na região da Costa Verde, abriu as comemorações com o plantio simbólico de uma muda de Pau-Brasil, árvore que deu nome ao país tropical. Em parceria com o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) de Mangaratiba, a unidade de conservação aproveitou o restante do dia para realizar uma blitz ambiental na rodovia RJ-149. Durante a ação, a equipe aproveitou para sensibilizar motoristas sobre o Dia da Mata Atlântica com distribuição de panfletos informativos e lixeiras portáteis para veículos. Aproximadamente 40 carros foram abordados e pelo menos 54 pessoas participaram da iniciativa.
Na APA Macaé de Cima, a comemoração aconteceu no campus do CEFET-RJ de Nova Friburgo. Para entender melhor como funciona o trabalho em uma unidade de conservação, os participantes aproveitaram exposições do acervo científico da APA, além de palestras sobre sustentabilidade e oficinas para debater sobre a geração de resíduos. Já as crianças produziram pinturas com tinta feita de terra e, ao final do dia, foram distribuídas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
Já a Área de Proteção Estadual (APA) do Rio Guandu aproveitou a data para realizar uma ação conjunta com o projeto Caminho da Mata Atlântica e com o Jardim Ecológico Uaná Eté. Após o plantio de quaresmeiras e uma área de recuperação ambiental, o evento contou ainda com uma apresentação da banda municipal de Engenheiro Paulo de Frontin. Na APA Alto Iguaçu, a celebração da região aconteceu na Praça de Tinguá, em Nova Iguaçu. Com a presença da turismóloga e técnica da Gerência de Visitação das Unidades de Conservação do Inea, Bárbara Santos, a temática do debate foi o turismo sustentável.
Com o intuito de sensibilizar as crianças da região, a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga reuniu dezenas de alunos da Escola Municipal Sérgio Mota, em Paraty, e promoveu diversas atividades de educação ambiental. Além de palestras sobre unidades de conservação e a Mata Atlântica, os jovens participaram de oficinas de georreferenciamento, de confecção de placas para identificação de mudas e de confecção de berços, correção e adubação do solo para o plantio de mudas.