Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Gerência de Qualidade do Ar (GERAR) promoveu hoje (7/6) ação no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste da capital, com o objetivo de semear práticas sustentáveis no dia a dia das crianças.
Assim que chegaram ao parque, os alunos com idade entre 10 e 12 anos assistiram a palestra ministrada pela Gerência de Qualidade do Ar sobre os benefícios da preservação da natureza e as práticas que a sociedade pode adotar em prol do meio ambiente.
“Esse momento é especial porque é mais uma oportunidade de nos conectarmos com os jovens e explicar o trabalho desenvolvido pelo instituto, além de ressaltar o papel do cidadão na preservação ambiental”, explicou o gerente de Qualidade do Ar, Pedro Valle.
Os 78 alunos foram divididos em dois grupos, sendo um direcionado à trilha e o outro ao plantio de mudas nativas da Mata Atlântica do Horto Florestal Estadual de Guaratiba. A trilha leve durou cerca de 30 minutos, com pausas para explicação dos guarda-parques. O passeio iniciou na entrada do parque, passou pelo Rio Grande e terminou na árvore que deu origem ao nome do país, o pau-brasil.
“O ponto onde está localizado o pau-brasil pode ser considerado um dos momentos mais marcantes da trilha. Geralmente, estudamos sobre essa árvore e a importância dela na história, porém é muito difícil ver uma de perto”, disse o chefe do Serviço de Controle da Poluição Veicular, Fellipe Pinto.
O evento contou com o apoio da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio do Janeiro (SEMOVE) e Programa Despoluir.