Notícias |31.07.2025

Inea certifica 46 Guarda-Parques Mirins, em NilópolisNos dois dias (26 e 27/07) de evento, o Parque Estadual do Mendanha recebeu cerca de 5 mil visitantes

No último fim de semana (25 e 26/7), 46 crianças e jovens, entre 10 e 15 anos. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) entregou os certificados de guarda-parque mirins, em um evento realizado na zona de amortecimento do Parque Estadual do Mendanha, Nilópolis. Os inscritos participaram de atividades socioambientais, por meio de palestras e oficinas. Temas abordados: primeiros socorros, manejo de trilhas e resíduos sólidos. 

Nesses dois dias de intensa atividade, a unidade de conservação realizou uma exposição do acervo de animais silvestres taxidermizados (preparar, empalhar e/ou montar um animal para exibição ou estudo), além de equipamentos utilizados pelos guarda-parques no combate a focos de incêndio. O evento atraiu mais de cinco mil visitantes. O Programa Guarda-Parque Mirim reforça  a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação social e aproxima as unidades de conservação das comunidades locais. 

– Esse programa ensina os nossos jovens que cuidar do meio ambiente é muito importante. Além disso, valoriza a atuação  dos nossos guarda-parques, que têm um papel muito relevante em nossas Unidades de Conservação – declarou  o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Sobre o Programa

O Programa Guarda-parques Mirim foi institucionalizado através da resolução do Inea Nº 193 de 17 de dezembro de 2019. Ele é desenvolvido em unidades de conservação e estabelece a interação dos jovens com o meio ambiente. Só no primeiro semestre deste ano,  o programa atendeu a  570 crianças e jovens. 

Atualmente, o programa guarda-parque mirim também é realizado em outras 13  unidades de conservação:  Parques Estaduais do Desengano; da Lagoa do Açu; da Serra da Tiririca; da Pedra Selada; dos Três Picos; de Ilha Grande; da Costa do Sol; na Área de Proteção Ambiental do Rio Guandu (APA Guandu);  Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela; Floresta Estadual José Zago; Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba; Área de Proteção Ambiental Estadual de Maricá (APA Maricá); e Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu).