O Programa Guarda-Parque Mirim, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é um projeto que promove a interação dos jovens com o meio ambiente e incentiva a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental. Desenvolvido em unidades de conservação, em 2025, o programa já atendeu 658 participantes.
Na última quinta-feira (9/10), o Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela (REVISEST), localizado entre os municípios de Petrópolis, Duque de Caxias e Magé, realizou, no Ciep 441 Mané Garrincha, a formatura dos mais novos aliados do meio ambiente. Ao todo, 39 alunos da instituição, com idades entre 12 e 16 anos, participaram do programa Guarda-Parque Mirim, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
— O programa é fruto de uma iniciativa que traz a comunidade para as vivências das Unidades de Conservação, aproximando os moradores do nosso trabalho. Mais que isso, é uma ação de base, que oferece a vários jovens a oportunidade de adquirir conhecimento a partir do saber socioambiental — destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
As atividades, ministradas por guarda-parques do REVISEST, abordaram temas como primeiros socorros, animais peçonhentos, orientação e manejo, reciclagem, poluição e preservação de nascentes e rios, combate a incêndios e a importância das unidades de conservação alinhada ao trabalho do guarda-parque. Todas as aulas contaram com conteúdo teórico e prático, permitindo que os alunos compreendessem o dia a dia da profissão. O curso também incentivou o trabalho em equipe, a cooperação entre os jovens e o desenvolvimento do senso solidário.
Após o encerramento das aulas, foi realizada uma cerimônia simbólica que contou com a presença da direção do Ciep, do gestor da unidade de conservação, Matheus Teva, e do responsável logístico dos guarda-parques do REVISEST, Igor Alves. A certificação reuniu cerca de 50 pessoas, entre alunos, responsáveis, guarda-parques e funcionários da escola. A entrega dos certificados marcou o encerramento das atividades e reconheceu o empenho e a dedicação dos participantes.
Com a formatura dos 39 novos Guarda-Parques Mirins, o REVISEST reafirma o compromisso do Inea em fortalecer a educação ambiental e aproximar as novas gerações da conservação da natureza. A iniciativa representa um importante passo na formação de jovens multiplicadores do cuidado com o meio ambiente e na construção de comunidades mais conscientes e engajadas com a sustentabilidade.