Notícias |07.04.2022

Inea comemora 190 anos da visita de Charles Darwin à Serra da TiriricaEvento em Niterói conta com participação de estudantes da rede municipal

Em comemoração aos 190 anos da visita do naturalista Charles Darwin à Serra da Tiririca, o Parque Estadual da Serra da Tiririca e o projeto Ecoarte promovem, nesta semana, a Semana de Educação Ambiental Charles Darwin. As atividades, que tiveram início na última segunda-feira (4/4) e vão até sábado (9/4), contam com a presença de estudantes das escolas municipais Marcos Waldemar de Freitas Reis e Dario de Souza Castello – ambas localizadas em Itaipu, em Niterói.

Espera-se atender, até o fim do evento, 200 crianças. Nesta semana, os alunos poderão participar de visitas interpretativas ao Caminho de Darwin, trajeto feito pelo cientista à época. Com estudantes de 9 a 12 anos, a programação tem como objetivo ensinar sobre a história do local, além de promover a educação ambiental a partir da observação direta da fauna e da flora na natureza.

“São em ações como essas que as unidades de conservação atestam seu protagonismo na educação ambiental da comunidade. Ao renovar constantemente os métodos de ensino, a equipe técnica consegue transmitir, com excelência, a importância da preservação dos nossos patrimônios ambientais. O Caminho de Darwin é um sucesso justamente por possibilitar esse aprendizado de maneira não-tradicional”, apontou o presidente do Inea, Philipe Campello.

No sábado, último dia do evento, a ação irá promover uma trilha acessível, voltada para pessoas com deficiência. Com o apoio do projeto Montanha em Movimento, especialista em atividades esportivas inclusivas, o passeio será realizado a partir da utilização da cadeira Jullieti, própria para trilhas. O parque estima a participação de 25 pessoas na atividade, que tem como objetivo expandir o acesso ao atrativo.

“As crianças aprendem brincando e atividades lúdicas como essa aparecem como uma tática fundamental na integração entre elas e a natureza. Dessa forma, é possível que haja uma educação ambiental mais dinâmica e prazerosa, já que o ato de brincar é um caminho natural para o desenvolvimento humano”, concluiu Leandro Silva, gestor do parque.

Parceiro da unidade desde 2020, o Ecoarte é uma iniciativa que busca reunir arte e ecologia por meio de atividades lúdicas.

Sobre a unidade de conservação

Criado em 1991 e com área de 3.942 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Na unidade de conservação, que surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários, estão inseridas uma parte terrestre e outra marinha, que é a Enseada do Bananal.

Um dos principais atrativos do parque é o Caminho de Darwin, assim denominado por ter sido explorado pelo naturalista britânico Charles Darwin e registrado no diário de bordo, em 1832. Com aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão, o percurso começa no Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.