Notícias |08.11.2022

Inea comemora 48 anos da Reserva Biológica de Guaratiba com estudantes do Ambiente JovemA unidade de conservação localizada na Zona Oeste da capital fluminense foi criada há quase meio século

No último domingo (6/11), a Reserva Biológica (Rebio) Estadual de Guaratiba recebeu cerca de 40 alunos do Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do Brasil, para abrir o mês de celebração dos seus 48 anos de atuação. Localizada na Zona Oeste da capital fluminense, a unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) é uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, os estudantes dos núcleos Campo Grande I, II e III realizaram uma ação de limpeza na área de manguezal da unidade, o plantio de espécie nativa de vegetação de mangue e ainda um passeio de barco junto à equipe da Rebio para a observação paisagística do território de conservação. Ao todo, foram recolhidos 110 sacos de 100 litros de lixo, além do plantio de 45 mudas de mangue-branco (Laguncularia racemosa).

“Há 48 anos a Reserva Biológica de Guaratiba atua diariamente na proteção dos nossos patrimônios ambientais e é justamente pelo seu tempo de atuação que a presença do Ambiente Jovem e, consequentemente, das novas gerações, se faz tão importante: é preciso perpetuar esse legado, tendo como base a educação ambiental”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

A atividade, que abre o mês de aniversário da unidade de conservação, teve como objetivo apresentar características da flora e fauna existentes e destacar a importância desse ecossistema, a fim de ampliar os conhecimentos práticos dos jovens. O dia se encerrou com um bolo em celebração aos anos de empenho da unidade na proteção da biodiversidade fluminense, que comemora quase meio século no próximo dia 20/11.

Além do suporte logístico dos guarda-parques da Rebio Guaratiba, o evento também contou com o apoio das instituições: Onda Solidária, Instituto da Criança, Anagea/RJ e Núcleo Canoas.

Sobre a Reserva Biológica

A Reserva Biológica de Guaratiba está localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, entre Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. Protege, desde a década de 1970, importante remanescente de manguezal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, associado à Baía de Sepetiba.

Trata-se de ecossistema de grande valor ambiental, econômico e social, por oferecer inúmeros serviços ambientais, dentre os quais a manutenção da diversidade biológica, a oferta de pontos de repouso e alimentação para diversas espécies de aves migratórias e a prevenção de inundações, além de servir como fonte de matéria orgânica para águas adjacentes, constituindo a base da cadeia trófica de espécies de importância econômica e ecológica. Por ser uma reserva biológica, só é permitida visitação educativa e para pesquisas científicas, mediante agendamento.