Notícias |25.09.2023

Inea comemora Dia da Árvore com programação especial nas unidades de conservação estaduaisPalestras, plantios de mudas nativas e trilhas interpretativas integraram as atividades comemorativas

Em comemoração ao Dia da Árvore (21/9), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu uma série de atividades temáticas em unidades de conservação do norte ao sul do estado. Entre as ações, palestras, plantio de mudas nativas e trilhas interpretativas voltadas para diversos públicos e faixas etárias.

“Nosso objetivo em datas emblemáticas como essa é, principalmente, conseguir sensibilizar ainda mais pessoas na agenda ambiental e a cada ano nos superamos. Temos equipes capacitadas, criativas e, sobretudo, altamente dedicadas a difundir nossos ideais para diferentes públicos”, celebrou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Em Mangaratiba, na Costa Verde, o Parque Estadual Cunhambebe e a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Tamoios organizaram uma programação para receber a Escola de Educação Especial Emanuella Ribeiro de Souza, que acolhe alunos com deficiências. No dia 21/9 também celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A equipe preparou a trilha do Curumim para atividades interpretativas, sensoriais e inclusivas, de forma a garantir a acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. Na oportunidade, os visitantes participaram de ações por meio dos sentidos visuais, olfativos, audíveis e do tato, bem como realizaram o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica e conheceram o Rio Sahy.

Já no Norte Fluminense, a Floresta Estadual José Zago recebeu 38 alunos de um colégio estadual de Trajano de Moraes para apresentar a unidade de conservação e o sistema de produção de mudas do Horto José Zago, integrado à floresta. Os alunos e demais participantes da atividade puderam ainda realizar o plantio de uma muda de ipê.

Também no Norte do estado, a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, aproveitou a data para promover plantio de mudas nativas em uma área em processo de regeneração natural no entorno da unidade. Em São Fidélis, o Parque Estadual do Desengano recebeu cerca de 200 alunos para atividades de educação ambiental e trilha interpretativa. Já o Parque Estadual da Lagoa do Açu se aliou à Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, em São João da Barra, para uma ação de reflorestamento com cerca de 100 crianças em uma área recentemente queimada da reserva.

Na Região Serrana, o Parque Estadual dos Três Picos programou uma visita guiada na trilha do jequitibá e na gruta dos cristais, em Cachoeiras de Macacu, para 180 crianças de uma escola do entorno. O dia ainda contou com um plantio de mudas com participação dos pequenos.

O Parque Estadual da Pedra Selada, na região da Serra da Mantiqueira, também recebeu 50 alunos de uma escola municipal de São José do Rio Preto para participarem de palestras, trilhas interpretativas e plantio de mudas nativas no território da unidade de conservação.