Notícias |16.11.2020

Inea conclui catalogação e digitalização da memória técnica do institutoObras online facilitam a identificação e o acesso à produção intelectual do órgão ambiental estadual

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Gerência de Publicações e Acervo Técnico (Gepat) concluiu em outubro a catalogação e a digitalização de 1.153 obras que fazem parte da Memória Técnica da Biblioteca Dr. Fausto Guimarães. Todas as publicações do Inea estão agora disponíveis para download no portal do instituto, facilitando a identificação e o acesso rápido às obras.

O processo envolveu servidores do Inea e de empresa contratada para a digitalização. Para a instituição, a catalogação de seu acervo possibilita não só a recuperação da informação, mas também a preservação do conhecimento produzido. Com o uso da internet no portal do Inea, o acesso é praticamente instantâneo.

A gerente de Publicações e Acervo Técnico do Inea, Tânia Machado, ressalta que a memória técnica de uma biblioteca não termina nunca, está em permanente crescimento. “O fato de tornar esse acervo disponível para a sociedade e os servidores é uma grande conquista. As pessoas têm de olhar para a biblioteca com outra visão, para além da mera concepção de armazém do conhecimento: trata-se de um organismo vivo, dinâmico, que ajuda a construir o saber do amanhã”, explica Machado.

O chefe de serviço da Biblioteca, Wellington Lira, fala sobre o pioneirismo e status de referência da biblioteca em nível nacional. De acordo com o servidor, muito do conhecimento produzido no Inea e na antiga Feema serviu para embasar a construção de acervos técnicos de institutos ambientais em outros estados. “Quando se estuda meio ambiente no Brasil, não há como deixar de passar por todo o arcabouço teórico que foi produzido pelos técnicos do Inea. Estudar a memória técnica da nossa biblioteca é fundamental para se entender meio ambiente no Brasil”, acrescenta o bibliotecário.

A Biblioteca Dr. Fausto Guimarães também conhecida como Biblioteca Central do Inea, é um centro de guarda, consulta, divulgação e pesquisa do patrimônio documental sobre meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro. O acervo conta com 45 mil obras de temática ambiental catalogadas. O catálogo online está disponível aqui.