Notícias |16.11.2017

Inea coordena esforços para retirar baleia da Praia de IpanemaO animal mede cerca de 14 metros e pesa aproximadamente 20 toneladas.

Uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está desde o início da manhã desta quarta-feira (14/11) trabalhando para resgatar a carcaça de uma baleia da espécie jubarte, que morreu em alto mar e está se aproximando da Praia de Ipanema, na Zona Sul da cidade. O animal mede cerca de 14 metros e pesa aproximadamente 20 toneladas.

O Inea está coordenando toda a logística para o trabalho de retirada da baleia. Para isso, o órgão mobilizou o Laboratório Macqua, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Comlurb, Corpo de Bombeiros além de uma empresa que irá fornecer guinchos e retroescavadeiras, totalizando cerca de 30 pessoas envolvidas. A retirada do animal da praia vai se iniciar por volta de 19h e pode durar a noite toda.

A baleia será içada por um guincho e disposta em um caminhão da Comlurb para destinação ambientalmente adequada no aterro sanitário de seropédica

Em agosto, o Inea reuniu seu quadro técnico e representantes do laboratório Maqua da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), do Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), e de empresas que atuam nas Baías de Sepetiba e de Ilha Grande para discutir e definir ações para o regaste de baleias que, no seu processo migratório para a costa brasileira, podem encalhar nas praias.

Como resultado da reunião, foi proposto um diagnóstico do incidente e suas possíveis causas e ainda a elaboração de um protocolo de ações para atendimento de novas ocorrências de encalhe. Durante a reunião, foi criado um grupo de trabalho para definir um plano de ação para agir em casos de encalhe e no resgate de baleias.