O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, nesta terça-feira (25/4), operação contra caça ilegal de animais no bairro de Vargem Pequena, na Zona Oeste da capital fluminense. A ação decorreu em parceria com a 1ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) e, além de desmobilizar o empreendimento, apreendeu diversos armamentos utilizados para o crime que acontecia em área do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB).
A operação surgiu a partir da verificação de uma construção irregular dentro da unidade de conservação administrada pelo Inea. Ao chegar no local, por volta das 10h, as equipes se depararam com o recente empreendimento, ainda em fase de acabamentos. Após a sequência nas rondas locais, os agentes se depararam com diversos equipamentos de caça em um rancho localizado cerca de 200 metros do local original.
Na localidade da estrada Boca do Mato, as equipes encontraram e apreenderam uma espingarda calibre 36, treze trabucos (arma de fabricação caseira para caça), espoletas, diversas munições e outros aparatos utilizados para cometer o crime ambiental. Todo o material foi encaminhado para a sede da 1ª Unidade de Polícia Ambiental.
“Mobilizações como essa reforçam a importância do trabalho das unidades de conservação no combate aos crimes ambientais nas nossas áreas protegidas. O patrimônio natural fluminense deve ser protegido não somente pelos atores governamentais, mas também pela população que tem o papel de denunciar tais práticas”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.