Notícias |30.12.2022

Inea deflagra operação de combate à extração ilegal de águaAção foi realizada após denúncias à Superintendência Regional Lagoa São João

Nesta quinta-feira (29/12), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagoa São João (Suplaj), coibiu atividades de extração e comércio ilegal de água nos municípios de Cabo frio e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos Fluminense. Após denúncias à superintendência, a equipe de fiscalização, em conjunto com agentes da 8° Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), foram até o bairro de Tangará apurar o caso.

No local, a equipe identificou vinte ligações clandestinas de água e 12 poços. Além disso, sete bombas que coletavam a água roubada foram apreendidas e encaminhadas à delegacia de Cabo Frio, as instalações foram cortadas e o local foi lacrado.

Os criminosos utilizavam as instalações para abastecer caminhões-pipa que eram levados para outras áreas de Cabo Frio e para a Armação de Búzios. Após conflito direto com os agentes da UPAm, os criminosos fugiram e não foi possível identificá-los.

As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas por toda a população pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, no qual é possível anexar fotos e vídeos com a garantia do anonimato.