Três areais clandestinos foram embargados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, em um ação realizada nesta quinta-feira (23/3) no município de Rio Bonito. A operação foi desencadeada a partir de denúncias recebidas pelo órgão ambiental estadual.
No distrito de Colina, as margens do Rio Bacaxá, a equipe flagrou uma extração de areia no leito do rio sem a licença ambiental. Uma retroescavadeira e um caminhão foram apreendidos.
Na localidade conhecida como Fazenda Bacaxá, a equipe encontrou mais uma atividade de retirada irregular de areia. Uma escavadeira, uma retroescavadeira e um caminhão foram apreendidos.
No bairro Nova Cidade, os técnicos localizaram uma área onde era praticada extração ilegal de argila para fins de comercialização. Uma pessoa foi autuada. A equipe embargou todos os areais clandestinos e multou os infratores, com base na Lei Estadual 3467/2000.
“O Inea continuará atuando para coibir os infratores ambientais a fim de manter um ambiente equilibrado para toda população”, destacou o presidente do Inea, Philipe Campello.
A extração irregular de areia e argila provoca assoreamento dos cursos d’água, formação de processos erosivos e supressão da vegetação, entre outros , tornando o ambiente mais vulnerável aos impactos. E quem o pratica está sujeito a sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis.