Notícias |01.03.2024

Inea deflagra operação para combater irregularidades ambientais em Silva JardimNa ação, a equipe identificou obra sem licença ambiental, captações irregulares de água e poços sem outorgas e movimentação de terra sem licença ambiental

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, realizou nesta sexta-feira (1º/3), uma operação para combater a captação clandestina de água, lançamento irregular de efluentes, movimentação irregular de solo e intervenções em recursos hídricos no município de Silva Jardim, na Região dos Lagos. A ação foi desencadeada a partir de denúncia recebida pela superintendência.

No distrito de Aldeia Velha, os técnicos vistoriaram a área denunciada e identificaram diversas fontes de captação irregular de água, além de poços sem outorga para direito de uso de recursos hídricos. Os responsáveis foram notificados a regularizarem as captações e a solicitar o requerimento de licença ambiental junto ao órgão licenciador, no caso, o Inea.

Em um outro trecho desse distrito, a equipe flagrou propriedades e empresas que não tinham a Faixa Marginal de Proteção (FMP) dos recursos hídricos demarcada pelo órgão ambiental estadual. O Inea notificou os proprietários que regularizem a situação, procurando o órgão ambiental estadual para requerer a demarcação da FMP.

Na localidade de Coqueiros, a equipe embargou uma obra de movimentação de terra e intervenção em corpo hídrico sem as devidas licenças ambientais. Uma máquina retroescavadeira e uma motosserra foram apreendidas e o responsável pela área foi autuado.

“Ações como essa confirmam a importância de um trabalho integrado entre o poder público e a sociedade, que contribui denunciando crimes ambientais. É a partir dessa integração que conseguimos realizar um trabalho eficaz em prol da proteção da biodiversidade fluminense”, ressaltou o presidente do Inea, Philipe Campello.