No último dia 20/4, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desmobilizou obras irregulares na Lagoa Azul, ponto turístico de grande destaque inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Tamoios, em Angra dos Reis. A ação de fiscalização na Costa Verde foi desencadeada por uma série de denúncias e contou com a parceria entre a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Tamoios e o Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), ambas unidades de conservação administradas pelo Inea.
“Episódios como esse reforçam a importância do trabalho colaborativo entre as unidades de conservação e demais atores interessados na proteção dos patrimônios ambientais fluminenses”, afirmou o presidente do órgão ambiental estadual, Philipe Campello.
Na ocasião, foram encontradas obras em execução em uma área de preservação permanente localizada dentro da costeira, à beira-mar, com placas falsas que apontavam para uma suposta autorização do empreendimento por parte dos órgãos ambientais estaduais. Além disso, identificou-se supressão de vegetação, extração de pedras da costeira e demais danos ambientais.
O responsável pela construção foi questionado quanto às licenças necessárias, mas não apresentou a documentação, sendo devidamente notificado e conduzido até a delegacia. A equipe embargou as obras e apreendeu as ferramentas encontradas. Também participaram da ação a 4º Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) e o Instituto do Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR).
A Lagoa Azul, localizada próximo à Ilha Grande, integra a zona de conservação da APA Tamoios e a zona de amortecimento do PEIG. Conhecido pela água cristalina e pelo rico ecossistema marinho, o local é um dos pontos mais visitados na região.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.
Sobre a APA de Tamoios
Criada em 1986, a APA de Tamoios tem como objetivo a proteção do ambiente natural, das paisagens de grande beleza cênica e dos sistemas geo-hidrológicos da região, que abrigam espécies biológicas raras e ameaçadas de extinção, bem como as comunidades caiçaras integradas naqueles ecossistemas. Com 22.530,17 hectares de extensão, a unidade de conservação fica localizada no município de Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense.
Sobre o Parque Estadual da Ilha Grande
Em junho de 2022, o Parque Estadual da Ilha Grande completou 51 anos de proteção ambiental a uma das maiores belezas naturais do planeta. A unidade de conservação foi criada em 1971, em 2007 sua área protegida foi ampliada e, atualmente, ocupa 12.052 hectares
A unidade de conservação é tão importante para a proteção da biodiversidade que foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em 1991. Em 2019, a Ilha Grande e Paraty foram considerados pela Unesco em sua Cultura e Biodiversidade o primeiro Sítio Misto do Patrimônio Mundial no Brasil.