Trazendo mais segurança àqueles que preferiram passar o feriadão aproveitando a natureza, a Operação Carnaval 2025, realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) entre os dias 28/2 e 5/3, foi um grande sucesso. Com a mobilização de cerca de 200 agentes do órgão ambiental, com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e voluntários, a ação conscientizou e orientou mais de 26 mil visitantes em 20 unidades de conservação estaduais de norte a sul do RJ.
– As ações de Carnaval são de extrema importância para assegurar a conservação ambiental de nossas unidades de conservação. Além disso, mais do que o ordenamento desses espaços, estamos garantindo a segurança e o bem-estar da população – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A operação ocorreu de maneira conjunta entre as unidades de conservação estaduais abertas ao público e com grande apelo ao turismo, com apoio de embarcações, drones e monitoramento remoto. Ao todo, 30 atos administrativos foram lavrados, por irregularidades como pesca e camping irregulares, churrasco em praias e cachoeiras, comércio ilegal de ambulantes sem credenciamento e extração vegetal ilegal. Além disso, as equipes atuaram em 25 focos de incêndio dentro do território das unidades, resgataram sete animais silvestres, como filhotes de gambás e uma serpente em uma residência, e auxiliaram três pessoas perdidas/feridas.