O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Horto Florestal de Guaratiba, realizou doações de 2.853 mudas de 17 espécies nativas da Mata Atlântica para o município de Volta Redonda. Entre as espécies doadas estão pitanga, ipês (amarelo, rosa e verde), pau-brasil, aroeira, pinheiro, pau-formiga, grumixama, pata-de-vaca e pau-jacaré.
Todas as mudas foram cultivadas no próprio horto, garantindo a qualidade e a adaptação das plantas ao bioma local. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da Mata Atlântica e estimular o reflorestamento de áreas degradadas.
– Essa doação é mais um passo no nosso compromisso com a recuperação ambiental e a educação pela sustentabilidade. Ao fornecer mudas de espécies nativas, não apenas ajudamos a recompor áreas verdes, mas também levamos à população o conhecimento sobre a riqueza e valorização da nossa biodiversidade – destacou Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
A doação reforça também a parceria entre o estado e os municípios fluminenses em prol da recuperação de ecossistemas e da promoção da biodiversidade. Com isso, Volta Redonda ganha mais ferramentas para avançar em suas políticas de sustentabilidade e recuperação ambiental.
Sobre o Horto
Localizado Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Horto Florestal Estadual, conta com área de aproximadamente oito hectares. A unidade está situada na zona de amortecimento da Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG) e no entorno do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), ambos também administrados pelo Inea.