Na última sexta-feira (26/1), alunos do Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país, promoveram uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização Ambiental. A iniciativa contou com o apoio dos guarda-parques da APA de Massambaba.
Na primeira etapa da atividade, os agentes ambientais palestraram sobre o descarte de resíduos e o impacto da poluição nos rios, mares, lagoas e praias. Os jovens do Núcleo de Pertencimento (NUP) São Pedro da Aldeia receberam instruções sobre como destinar corretamente o lixo produzido e compartilharam experiências sobre o tema.
“Atividades como essa ilustram a importância do projeto, pois além de promover o crescimento da consciência ambiental, também integra cidadania e pensamento crítico. Nossos jovens estão verdadeiramente empenhados em melhorar suas comunidades e, consequentemente, colaborar para um Estado mais sustentável”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Além da parte teórica, os alunos também participaram de uma oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis e confeccionaram um quadro a partir de tampinhas de garrafa pet.
Sobre o Ambiente Jovem
Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.
Durante a capacitação, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 300 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.
No último ano, o programa contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes beneficiados. Neste novo ciclo, o Ambiente Jovem foi reestruturado e ampliado para alcançar ainda mais jovens.
Podem se inscrever no programa os jovens de 16 a 24 anos que morem nas localidades dos NUPs. As inscrições são feitas online no site www.ambientejovem.com.br