O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio de sua Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, se reuniu, na última quarta-feira (15/3), com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, na sede do órgão ambiental estadual, no Centro do Rio. O objetivo foi estabelecer uma parceria entre o instituto e a associação para promover o turismo nos parques estaduais.
A primeira unidade de conservação a ser contemplada por essa parceria será o Parque Estadual da Pedra Branca, considerado um dos maiores parques em área urbana do mundo.
“Estamos investindo em melhorias na infraestrutura dos parques por meio do manejo das trilhas, sinalização, monitoramento dos atrativos a fim de promover o ordenamento turístico. Fizemos a formação e credenciamos condutores de visitantes de diferentes comunidades locais como dos Quilombos Cafundá Astrogilda, Camorim e Dona Bilinda, unindo assim, a riqueza do valor das culturas com a beleza natural do Parque. Essa parceria será de grande valia para fomentar o turismo sustentável nas nossas unidades de conservação”, ressaltou a gerente de Visitação, Negócios e Sustentabilidade do Inea, Manuela Tambellini. Ela participou da reunião onde também estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Visitação e um assessor do Inea, Bárbara Santos e Jorge Junior, e a coordenadora de eventos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis RJ, Julie Souza.
Com 12.491, 72 hectares de área, o Parque Estadual da Pedra Branca abrange partes de 17 bairros da zona oeste do Rio. A unidade de conservação é reconhecida internacionalmente como uma área prioritária para a conservação da biodiversidade de aves, pela Birdlife International.