Notícias |02.12.2025

Inea e Governo Federal fortalecem gestão integrada de trilhas com visita técnica em Ilha GrandeAção em unidades de conservação estaduais avaliou sinalização, conectividade e planejamento do uso público, reforçando a implementação da Política Nacional de Trilhas

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu uma visita técnica integrada a unidades de conservação estaduais de Ilha Grande entre os dias 24/11 a 29/11. O objetivo foi avançar na consolidação da trilha Volta da Ilha Grande e fortalecer ações alinhadas à Política Nacional de Trilhas.

– A Volta da Ilha Grande, agora integrada à Rede Nacional de Trilhas, se firma como um ativo estratégico para o Governo do Estado, que promove conservação e um turismo responsável que gera renda e valoriza nossos territórios – celebrou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

As atividades de campo, que foram iniciadas na quinta-feira (25/11), incluíram o percurso de trechos da Volta da Ilha Grande, com ações de sinalização, revisão de delegações de serviços e avanços no planejamento da visitação. Durante a programação, também aconteceu uma palestra no Parque Estadual da Ilha Grande, em que representantes do MMA e do ICMBio apresentaram a Política Nacional de Trilhas e Conectividade e projetos de aprimoramento de sua governança

A visita, coordenada pela Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (DIRBAPE), percorreu seis unidades de conservação estaduais: Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (RDS Aventureiro), Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, Reserva Ecológica Estadual da Juatinga (REEJ) e o Parque Estadual Cunhambebe (PEC).

Após a implementação, a trilha, que hoje possui 76km, permite contato com quatro unidades de conservação do Inea: Parque Estadual Ilha Grande, RDS Aventureiro, Área de Proteção Ambiental Tamoios e a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, que possui visitação restrita e este trecho é uma trilha aquática que deve ser feita de barco. Com grau variado de complexidade, dependendo do trecho, a trilha é considerada uma trilha de nível médio, por possuir muitas subidas e descidas. Seu tempo médio varia de 5 a 7 dias de percurso.

A ação é fruto do Acordo de Cooperação Técnica entre Inea e ICMBio, assinado em 2024. A parceria tem como foco a conservação, o planejamento do uso público e o fortalecimento da agenda de trilhas nas áreas protegidas estaduais. A trilha Volta da Ilha Grande foi oficialmente reconhecida como integrante da Rede Nacional de Trilhas em maio de 2025. A rede é uma política pública conjunta instituída pelo MMA junto ao Ministério do Turismo, em parceria com o ICMBio.