Notícias |04.10.2024

Inea e Polícia Civil deflagram operação para coibir desmatamento ilegal e loteamento irregular em Búzios, na Região dos LagosUma pessoa foi notificada pelo órgão ambiental estadual

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, e a Polícia Civil, realizaram nesta quinta-feira (3/10), uma operação para combater desmatamento ilegal no município de Búzios, na Região dos Lagos, a partir de denúncia recebida pelo órgão ambiental estadual.

 

Após diligências e levantamento prévio da área denunciada, os técnicos e os agentes identificaram em uma localidade de Baía Formosa, cerca de cinco hectares de área desmatada ilegalmente, e um loteamento irregular pronto para ser comercializado. No momento da vistoria, uma pessoa que havia adquirido um dos lotes foi notificada pelo Inea a apresentar a documentação de compra e venda do terreno, com o objetivo de identificar o responsável pela venda e autuá-lo. O comprador do lote foi conduzido à 127ª Delegacia de Polícia (Búzios) para prestar esclarecimentos.

 

– Estamos avançando com as nossas ações  de fiscalização em todo o estado com o objetivo de apertar o cerco aos infratores ambientais, para preservar o nosso patrimônio natural. A população também pode colaborar denunciando nos canais oficiais – ressaltou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

 

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.