O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, e a Secretaria de Meio Ambiente de Araruama, realizaram nesta segunda-feira (22/9) uma ação para vistoriar e reprimir desmatamento no Município de Araruama, na Região dos Lagos. A fiscalização foi desencadeada a partir de alertas emitidos pelo Programa Olho no Verde, iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade que visa monitorar, via satélite, a Mata Atlântica no território fluminense.
Os técnicos percorreram o distrito de São Vicente onde identificaram cerca de 30 hectares (o equivalente a 30 campos de futebol) de área desmatada. Segundo a equipe, o terreno estava sendo preparado para a pecuária. Os responsáveis por três propriedades rurais dessa região serão notificados a apresentar a Autorização de Supressão de Vegetação em um prazo de até cinco dias, sob pena de multa, cujo valor pode chegar a R$ 5 mil por hectare de área desmatada, conforme Artigo 45, da Lei Estadual 3.467/2000.
Programa Olho no Verde
O Programa Olho no Verde promove o monitoramento de remanescentes florestais por imagem de satélite, detectando automaticamente alertas de desmatamento no estado e enviando essas informações às equipes de fiscalização do INEA de forma estratégica e inteligente.
A secretaria recebe quinzenalmente os alertas detectados, sendo enviados à sala de situação para validação. Nesta sala, se reúnem representantes de cada uma das equipes disponíveis, para validar individualmente cada alerta e definir de forma colegiada, qual equipe será responsável pela vistoria.Desde o início do programa, em 2016, já foram atendidos mais de 1.500 alertas de desmatamento, impulsionando 1.200 ações de fiscalização, das quais 76% tiveram supressão ilegal confirmada.