Notícias |23.06.2026

Inea e Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciam nova etapa de monitoramento da Lagoa de Araruama, na Região dos LagosEquipes realizaram a colega de água e sedimentos em 11 pontos da Laguna de Araruama

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, em conjunto com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, realizou na última segunda-feira (22/6), a coleta de água e   sedimentos em 11 pontos da Laguna de Araruama, na Região dos Lagos. A iniciativa marca o início de uma nova etapa de monitoramento desse ecossistema lagunar e tem por objetivo orientar futuras medidas de preservação e de recuperação ambiental.

As coletas de água foram realizadas nas Praias da Siqueira, em Cabo Frio; da Pitória, Camerum, Mossoró, em São Pedro da Aldeia e a praia do centro desse município. O material recolhido passará por análise físico-química e bacteriológica completa, tanto da água quanto do sedimento do fundo da lagoa.

A iniciativa  visa principalmente beneficiar a comunidade pesqueira, que depende da qualidade da água da Laguna de Araruama para a realização das suas atividades.