Em ação comemorativa ao Dia Mundial Sem Carro, festejado nesta terça-feira (22/09), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, neste domingo (20/09), no Aterro do Flamengo, campanha informativa sobre a qualidade do ar para mobilizar a população sobre como contribuir para reduzir a poluição.
Quem passava pelo estande do Inea, em frente ao Monumento dos Pracinhas, recebia informações de técnicos sobre o funcionamento de um dos equipamentos que monitoram a qualidade do ar. O Amostrador de Grandes Volumes mede as partículas em suspensão que formam a poeira ou a fumaça e que representam um componente importante da poluição urbana.
Durante a ação, foi esclarecido ao público a importância da redução da poluição veicular para a melhoria da qualidade do ar. Também foram distribuídas a cartilha temática Ar puro é bom e todo mundo gosta com orientações sobre a manutenção correta dos veículos e utilização de transporte coletivo e bicicletas.
A gerente de Qualidade do Ar do Inea, Mariana Palagano, destacou a importância da ação como forma de conscientizar o cidadão de como ele pode contribuir para melhorar a qualidade do ar.
“É importante que ele saiba que pode reduzir os gases poluentes com simples mudanças de hábitos, como utilizar meio de transporte coletivo sempre que possível, e andar de bicicleta, por exemplo”, esclareceu Mariana Palagano.
Ciclista que compareceu neste domingo ao evento Corrida Solidária do Dia Mundial Sem Carro, promovida pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio, no Aterro, Rodrigo Santos, considerou importante o trabalho de mobilização feito pelo Inea. “Como ciclista sei bem como é ruim para nós a poluição. Vou para o trabalho de bicicleta e quando chego lá meu rosto está escuro”, conta Rodrigo.
A campanha informativa de qualidade do ar faz parte do Plano de Controle da Poluição Veicular do Inea e tem o apoio da Feierj, Fetranspor, Aghra Consultoria e Colégio Mahatma Gandhi. No próximo dia 26, às 9h, a mesma atividade acontece em Niterói, na Concha Acústica, no Centro da Cidade.