Notícias |07.07.2023

Inea fecha fábrica clandestina de gelo e lacra poços irregulares de água, em Cabo FrioAção foi desencadeada a partir de denúncias

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendencia Lagos São João, fechou, nesta quinta-feira (6/7), uma fábrica clandestina de gelo e lacrou várias captações irregulares de água no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos. A ação de fiscalização foi desencadeada a partir de denúncias recebida pelo órgão ambiental estadual.

Após trabalho de inteligência e levantamento prévio, os técnicos se deslocaram para o bairro Maria Joaquina onde flagraram uma fábrica ilegal de gelo. A equipe também constatou que o gelo era produzido a partir da água extraída de quatro poços irregulares.

A fábrica teve sua atividade embargada por operar sem licença ambiental e os poços foram lacrados. O proprietário foi autuado pelas irregularidades encontradas.

Também em Cabo Frio, os técnicos do Inea percorreram outra localidade do bairro Maria Joaquina onde encontraram captação clandestina de água que era realizada em três poços sem a devida outorga que deve ser concedida pelo órgão ambiental estadual. Os poços foram lacrados pela equipe.

“A captação ilegal de água, além de configurar uma irregularidade ambiental, também representa um risco a saúde da população porque a procedência e de origem duvidosa. Vamos continuar intensificando as nossa fiscalizações”, ressaltou o presidente do Inea, Philipe Campello.