Notícias |06.12.2023

Inea finaliza segundo ciclo de 2023 do Programa Mentoria aos MunicípiosCelebração de encerramento aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e marcou o final do segundo ciclo de 2023

Universidade do Ambiente, promoveu ontem (5/12), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã, o evento que marcou o final do segundo ciclo de 2023 do Programa Mentoria aos Municípios. A reunião debateu os resultados do programa e teve como destaque o reconhecimento dos esforços dos municípios fluminenses na construção dos Programas Municipais de Educação Ambiental (ProMEA).

“É um privilégio estar com vocês encerrando esse ciclo de mentoria que foi promovido. É um trabalho contínuo, constante do Inea com sua missão de fortalecimento da gestão ambiental municipal e com a parceria com a Universidade do Ambiente em serviços de educação ambiental” disse a vice-presidente do Inea, Deise Delfino.

No segundo ciclo deste ano, ao todo 56 municípios do Rio de Janeiro participaram dos encontros. Entre os assuntos abordados estiveram os ProMEA relacionando-os ao ICMS Ecológico, para que os municípios entendessem melhor os critérios de avaliação, a aplicabilidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em projetos ambientais, além da elaboração de planos de ação locais.

A conclusão dos trabalhos reuniu as etapas dois e três do programa e serviu para avaliar os resultados, além de divulgar o progresso obtido ao longo do ano. O histórico do programa contou com uma série de atividades presenciais e online, como rodas de conversa para apresentação e validação do cronograma, encontros técnicos para discutir a elaboração e implementação dos ProMEA, além de mentorias individuais.

“Estamos aqui para apoiá-los. Queremos ver todos os municípios pontuando nas iniciativas dos órgãos ambientais estaduais e se desenvolvendo na preservação do patrimônio natural fluminense, com programas de educação ambiental funcionando de maneira efetiva. Isso nos fortalece.” explicou a superintendente de Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Irlaine Alvarenga.

Além da vice-presidente do Inea, Deise Delfino, e da superintendente de Sustentabilidade, Irlaine Alvarenga, o chefe de serviço de educação Ambiental, Bruno Waldman e a chefe de gabinete da Vice-Governadoria do Rio de Janeiro, Teresa Nunes.
participaram da mesa de abertura do evento

Sobre o programa

Desde 2021, o Serviço de Educação Ambiental em parceria com a Universidade do Ambiente, escola corporativa do Inea, realizam o programa para auxiliar os gestores municipais de meio ambiente a internalizar conceitos e superar desafios que fazem parte da elaboração, gerenciamento, avaliação e monitoramento de projetos na administração pública, além de disseminar conhecimento sobre indicadores de educação ambiental.

O Programa de Mentoria aos Municípios em seu segundo ciclo de 2023 promoveu, desde o mês de agosto, uma série de ações e atividades como rodas de conversa, encontros técnicos remotos, encontros regionais presenciais, além das mentorias individualizadas que abrangem tópicos que vão desde a estruturação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável até o diagnóstico socioambiental participativo e a implementação de ferramentas de controle social.