Na terça-feira, (03/06) O Instituto Estadual do Ambiente(Inea), com apoio da 6ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAM), identificou, durante uma fiscalização, três acampamentos irregulares na localidade de Itaocaia, em área do Parque Estadual da Serra da Tiririca, no município de Maricá. A ação foi realizada a partir de denúncia recebida pela pasta ambiental.
As estruturas foram erguidas em trecho de floresta fechada, que concentra espécies da flora ameaçadas de extinção. Por isso, nessa área não é permitida a visitação. Para montar os acampamentos, foram utilizadas lonas e pedaços de madeira. No local, havia mesas, cadeiras e utensílios. Os acampamentos foram retirados e todo o material foi apreendido. No momento da fiscalização, não havia ninguém no local. O Inea segue monitorando a região.
Sobre a Unidade
Criado em 1991, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange parte dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Com uma área de 3.492 hectares, inseridos tanto em áreas terrestres e marinhas, a unidade de conservação surgiu a partir da mobilização de movimentos ambientalistas e comunitários.