Notícias |22.03.2023

Inea inicia Programa de Mentoria aos Municípios 2023Iniciativa visa assessorar secretarias municipais fluminenses no tema da educação ambiental

No último dia 21/3, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu início aos encontros do Programa de Mentoria aos Municípios 2023. A iniciativa da Universidade do Ambiente, por meio do Serviço de Educação Ambiental, contará com cerca de duas reuniões por mês entre março e julho e tem como objetivo assessorar secretarias municipais a desenvolverem de forma mais eficiente atividades de educação ambiental.

“Essa é uma iniciativa importantíssima para nós e para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro, uma vez que une dois pilares fundamentais para o alcance dessa missão: a educação ambiental e o trabalho coletivo entre município e estado”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Através de uma metodologia que alia a abordagem técnica de conteúdos com a troca de saberes entre os próprios participantes do percurso formativo, o tema central do programa em 2023 será a captação de recursos para projetos de educação ambiental. De forma remota, os encontros reúnem gestores municipais de 34 cidades fluminenses e hoje conta com mais de 60 inscritos.

Entre as novidades para esse ano também estão previstos um ciclo sobre programas municipais de educação ambiental em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), além de uma etapa de diagnóstico socioambiental, na qual os gestores preenchem um questionário sobre a realidade dos setores de educação ambiental, além de apontarem demandas por capacitação.

Ao final do curso, a iniciativa ainda prevê uma etapa de compartilhamento de experiências com um encontro estadual de educação ambiental, além de concluir as mentorias individualizadas.

Para os interessados em participar, basta entrar em contato com a Universidade do Ambiente por meio do e-mail universidadedoambiente@gmail.com.