Notícias |07.08.2025

Inea intensifica fiscalização de extração de areia em Arraial do CaboProprietário do terreno foi autuado por operar a atividade em desacordo com a licença ambiental

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagos São João, vem atuando com rigor para desarticular a atividade de extração mineral ilegal   na Região dos Lagos. Nesta quinta-feira (7/8) a superintendência deflagrou em Arraial do Cabo,  uma operação visando coibir essa prática. A ação foi realizada a partir de denúncia recebida pela pasta ambiental, e contou com apoio de agentes da 132ª Delegacia de Polícia (Arraial do Cabo).

No bairro Praia Grande, os técnicos e os agentes identificaram que a extração de areia era praticada em desacordo com a licença ambiental, em trecho de cerca de quatro hectares (o equivalente a quatro campos de futebol) de área.

O proprietário do terreno foi autuado e pode pagar multa que pode chegar a R$ 1 milhão, conforme o Artigo 87 da  Lei Estadual nº 3467/2000. Ele também foi notificado a regularizar a atividade visando cumprir as condicionantes da licença ambiental emitida pelo Inea.

A extração mineral realizada de forma ilegal causa impactos ao meio ambiente: desmatamento ilegal, erosão, modificação da paisagem e assoreamento de rios são alguns dos prejuízos ambientais causados por essa atividade, quando realizada de forma irregular.