O Instituto Estadual do Ambiente lançou, nesta segunda-feira (16/10), paineis indicadores e ferramentas para apoio à gestão das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no RJ. A iniciativa foi apresentada durante evento na sede do órgão ambiental estadual que contou com a presença de técnicos, gestores e proprietários das unidades de conservação particulares fluminenses e teve transmissão ao vivo pelo YouTube.
Dentre as novidades lançadas estão ferramentas voltadas à coleta, sistematização e disponibilização de dados sobre as RPPNs existentes no território do estado do RJ. Os paineis apresentados buscam disponibilizar aos proprietários, gestores públicos, instituições de ensino e pesquisa e demais segmentos da sociedade, uma base de dados consolidada com informações dessas unidades de conservação.
– As Reservas Particulares desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade fluminense. Os incentivos e consultoria técnica que o Inea oferece são essenciais para otimizarmos ainda mais a nossa missão de proteger a fauna e flora do RJ – afirma o presidente do Inea, Renato Jordão.
Já os aplicativos apresentados aos participantes do evento, têm como função a coleta estruturada de dados sobre o perfil e grau de satisfação dos visitantes, visando subsidiar o planejamento de ações de ordenamento e melhoria da qualidade da visitação.
O evento está disponível na íntegra do YouTube do Inea, clicando aqui.
Sobre as RPPNs
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são criadas por iniciativa de seus proprietários e são averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis, reconhecimento este que passa a acompanhar em caráter perpétuo a vida da propriedade. Nessas reservas são permitidas apenas a realização de atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica. O Rio de Janeiro conta com 114 RPPNs estaduais reconhecidas pelo Inea.
Por meio do Programa Estadual de Apoio às RPPNs, o Inea oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados como elaboração de planos de manejo, apoio no georreferenciamento dos imóveis e reservas, apoio na análise técnica e emissão de autorizações de pesquisa e inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).