Notícias |22.12.2016

Inea lança folder de observação de aves com informações sobre o Parque Estadual da Pedra Branca

O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), lançou neste domingo (18/12) o folder de observação de aves da unidade de conservação, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O folder contém informações acerca do parque, jogos, lista das espécies de aves que fazem parte da fauna da unidade de conservação, onde encontrá-las e em qual estação do ano, gerando assim, conhecimento para condutores, visitantes e praticantes da observação de pássaros. Esse material tem o objetivo de servir como uma ferramenta para a gestão da conservação e será utilizado, em um primeiro momento, para o Programa Vem Passarinhar.

O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, entre membros da população, guarda-parques, associação de moradores, ONG’s e órgãos públicos, fez parte de uma série de ações para a educação ambiental e valorização das comunidades do entorno do parque.

“Essa é mais uma oportunidade de divulgar o parque e promover a conservação da biodiversidade a partir da própria unidade de conservação”, disse o gestor do Parque Estadual da Pedra Branca, Andrei Veiga.

Conhecida como birdwatching, a “observação de aves” vem se despontando como importante atividade de contemplação da natureza agregando cada vez mais adeptos e atraindo seguidores de todas as idades. O Inea encontrou na observação de aves uma excelente oportunidade para a sensibilização da sociedade em prol da preservação nas diversas regiões do Estado.

Considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.400 hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca está situado no município do Rio de Janeiro, e abrange toda a Baixada de Jacarepaguá e partes dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara.​