Notícias |04.12.2017

Inea lança site com informações sobre os parques estaduais do Rio de JaneiroOs apaixonados pelo turismo ecoturismo no estado do Rio de Janeiro ganharam um importante presente nesta quinta-feira (30/11).

Os apaixonados pelo turismo ecoturismo no estado do Rio de Janeiro ganharam um importante presente nesta quinta-feira (30/11). O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou, no Museu do Amanhã, um site voltado para os parques estaduais do Rio de Janeiro. Na ferramenta, os cidadãos carioca e fluminense, os agentes de viagens e as pessoas ligadas a esportes de aventura encontrarão todos os tipos de informações sobre os parques administrados pelo Inea.

No endereço eletrônico
​​www.inea.rj.gov.br/visiteparquesestaduais estão informações gerais sobre as unidades de conservação e seus atrativos. Com uma linguagem voltada para o turista e para o visitante, o site mostra como chegar nos parques, as atrações de cada um deles, além do que é possível fazer nos locais e nas cidades onde ele está localizado. Há informes atualizados voltados para a visitação e o guia de condutores credenciados pelo Inea que trabalham nos locais.

Os interessados também poderão fazer as busca pelos atrativos como praias, cachoeiras, trilhas (há informações sobre o grau de dificuldade de cada uma delas), montanhas e lagos. As aves não estão de fora. Um guia dedicado à elas mostra as espécies de cada unidade de conservação. Tudo isso pode ser visualizado por um mapa interativo.

Para o presidente do Inea o site será fundamental para aproximar a população dos parques, colaborando para uma maior valorização do meio ambiente. “A gente tem procurado focar em um movimento que é trazer as pessoas para dentro das unidades de conservação. A gente viveu no passado agressões muito fortes ao ambiente, que levaram à necessidade de criar restrições muito fortes ao uso dos recursos naturais. Hoje, a gente tem que dar mais valor às unidades que permitem o acesso das pessoas e a utilização de seus recursos. Para que as pessoas passem a valorizar um determinado bem é importante que elas conheçam esse bem. Se não permitirmos que a sociedade entre nos parques e conheçam, dentro dos limites necessários de proteção, fica difícil que essa sociedade seja parceira nessa proteção. Se a gente não superar quem perde é o meio ambiente”, declarou Marcus Lima.

O diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea também acredita que o site vai mostrar aos visitantes o real valor da natureza. “Cada um que conhecer a unidade, tem que divulgar. Com esse site, a gente derruba uma muralha, a gente cada vez mais aproxima as pessoas daquilo que as unidades de conservação têm de melhor a oferecer, que é o prazer de estar em contato com a natureza. Espero que todos curtam isso, usem isso e cada vez mais atuem como difusores”, afirmou Paulo Schiavo.

Coordenadora do projeto do site, a gerente de Visitação, Negócios e Sustentabilidade do Inea, Manuela Tambellini, falou sobre a importância da ferramenta. O site é um convite concreto da implantação de uma política pública voltada para o meio ambiente. A gente vem arrumando a casa há muito tempo. Só que não adianta arrumar a casa sem dar endereço, dizer como chegar, o que fazer, o que levar, o que encontrar lá de fato. Como vender se não tem ferramenta? Precisa mostrar. Hoje a gente tem. Agora a gente convida, mostra como chegar, mostra o que tem para fazer, o que oferecemos, as cidades que fazem parte. Agora, convidamos e damos o endereço de fato. As pessoas vão encontrar tudo”.

O Inea administra 20 unidades de conservação de proteção integral no Estado do Rio de Janeiro, no site o visitante poderá ter informações sobre 11 parques, além da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. São eles: Parques Estaduais da Pedra Branca, situado na Zona Oeste do Rio; do Mendanha, na Baixada Fluminense; Serra da Concórdia, no Médio Paraíba; da Ilha Grande, no Sul Fluminense; da Costa do Sol, na Região dos Lagos; dos Três Picos, na Região Serrana do Rio; Cunhambebe, no Sul Fluminense; Serra da Tiririca, na Região Metropolitana do Rio (abrange partes dos municípios de Maricá e Niterói); da Pedra Selada, no Centro Sul Fluminense; da Lagoa do Açu e do Desengano, ambos situados no Norte Fluminense; e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga na paradisíaca cidade de Paraty, no Sul Fluminense.

​Veja mais: conheça o novo site sobre os parques estaduais do RJ​