Notícias |21.05.2025

Inea participa de evento de observação de aves, em São PauloOs gestores dos Parques Estaduais Cunhambabe, Ivan Cobra; da Pedra Selada, Carlos Dário; e da Lagoa do Açu, Samir Mansur, participaram do encontro

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea)  marcou presença na 18ª edição do Avistar Brasil, maior encontro sobre observação de aves na América Latina, que foi realizado entre os dias 16 e 18 de maio, no Jardim Botânico de São Paulo. O evento proporcionou várias programações com saídas de campo, exposições, palestras, rodadas de negócios, oficinas pedagógicas e atividades interativas, com foco na conservação da biodiversidade e no turismo de observação das aves.  Os gestores dos Parques Estaduais Cunhambebe, Ivan Cobra; da Pedra Selada, Carlos Dário; e da Lagoa do Açu, Samir Mansur, participaram do evento.

 

Na ocasião, os gestores Ivan Cobra e Carlos Dario apresentaram  o trabalho técnico acerca do registro inédito do formigueiro-de-cabeça-negra (Formicivora erythronotos) no Parque Estadual Cunhambebe em 2024, uma das aves mais ameaçadas da Mata Atlântica.

Esse estudo incluiu 24 monitoramentos em pontos de escuta sistematizados, resultando em 11 registros confirmados da espécie, incluindo um casal — dado de grande relevância para a conservação da população. A pesquisa reforça a importância desse parque como área prioritária para a preservação da biodiversidade fluminense, principalmente por sua alta riqueza de aves, com mais de 400 espécies registradas.

Durante o evento, os servidores do Inea Luana Bianquini e Vitor Abreu apresentaram uma palestra sobre o programa Vem Passarinhar, iniciativa que incentiva a observação de aves  com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da conservação da diversidade biológica do Estado do Rio.