O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) oferece, até o dia 4/12, vagas para o Programa Voluntário Ambiental na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro, em Ilha Grande, Angra dos Reis. São oferecidas seis posições para diversas áreas de atuação como atendimento, recepção e ordenamento da visitação.
Interessados devem se inscrever por meio de formulário online , disponível no edital.
Os documentos necessários são a ficha de inscrição e anexadas as cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de habilitação profissional e Curriculum Vitae. Após análise da documentação enviada e currículo, os candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevista presencial ou por videoconferência. Confira o edital aqui.
O Programa Voluntário Ambiental tem como objetivo aproximar os cidadãos das práticas sustentáveis na gestão do meio ambiente, promovendo a sensibilização e o aprendizado sobre questões ambientais e o intercâmbio de experiências com os profissionais da área.
Sobre a unidade de conservação
Criada pela Lei nº 6.793 de 2014, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro possui 1.898,83 hectares e foi instituída com o objetivo de conciliar a preservação dos ecossistemas locais com a cultura caiçara, valorizando os modos de vida tradicionais.
Um de seus principais atrativos é a Praia do Aventureiro, destino com paisagens deslumbrantes e um dos lugares mais paradisíacos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro, próxima ao Parque Estadual da Ilha Grande, unidades de conservação administradas pelo Inea. A pequena vila de pescadores possui uma rica cultura. Muito procurada por surfistas e pelo público jovem, guarda belos atrativos naturais, como os mirantes da Espia e do Sundara, e o conhecido coqueiro deitado, seu cartão-postal.